voltar

Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades. São 18 os fontanários que existem em Santana:

1. Localiza-se na Rua das Almas e ostenta na sua fachada a inscrição “1963”. O muro é de cantaria à vista onde se verifica o contraste entre a rocha negra vulcânica e a cal branca.
2. Localiza-se na Rua da Rocha. Ostenta na sua fachada as inscrições “[1]9[6]3” e “C[M]N”. Está situado numa reentrância da rua, ladeado por um muro em cantaria à vista.
3. Localiza-se na Estrada Regional. Insere-se num muro e está ornamentado com azulejos brancos e ladeado por dois pequenos bancos encastrados.
4. Localiza-se na Rua do Engenho. Ostenta na fachada as inscrições “CMN” e “196[3]”. É ladeado por um muro em cantaria à vista.
5. Localiza-se na Rua do Calço, à beira da rua bastante inclinada. Ostenta na sua fachada as inscrições “1963” e “[CM]N”.
6. Localiza-se na Rua da Cruz junto de um muro com cantaria à vista. Ostenta na sua fachada as inscrições “CMN” e “19[6]3”.
7. Localiza-se na Rua da Igreja e ostenta na sua fachada a inscrição “1[9]6[3]”.
8. Localiza-se na Rua do Engenho. Está inserido num muro, pintado de branco com a bacia em rocha basáltica.
9. Localiza-se na Rua do Calço, inserido num muro de suporte do terreno posterior. O corpo principal do fontanário é de pequena dimensão de rocha basáltica.
10. Localiza-se na Rua das Almas e ostenta na sua fachada a inscrição “19[6]3. Localiza-se junto a um muro com cantaria à vista.
11. Estrutura inserida num muro formando um nicho, localizada na Rua do Engenho. Pintado de branco contrastando com a rocha escura vulcânica (Basalto).
12. Localiza-se na Rua do Valverde numa reentrância da rua. Ladeado por um muro de pedra.
13. Localiza-se na Rua do Valverde. Ostenta a sua fachada a inscrição “1963”. O muro que o rodeia é em cantaria à vista.
14. Localiza-se na Rua da Rocha. Ostenta na sua fachada a inscrição “CMN”. Todo feito em rocha basáltica.
15. Estrutura em arco localizada na Estrada Regional de Santana. O muro envolvente é feito em cantaria à vista. A bacia é feita de rocha basáltica. É um fontanário do tipo nicho.
16. Localiza-se na Rua das Almas, numa reentrância da estrada e ostenta na sua fachada as inscrições “19[63]” e “[C]M[N[”.
17. Localiza-se junto às antigas pias de lavar roupa na Rua da Rocha. Estrutura em rocha basáltica.
18. Localiza-se no Largo da Cruz junto a um Triato do Espírito Santo.